sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Entenda o que é TFT, LCD, TFT LCD, Plasma e OLED

Durante os últimos meses, o mercado de televisores e monitores está a ser invadido por novas tecnologias, que estão substituindo os tradicionais CRT, o rei desde 1922.


Todos nós já ouvimos falar TFT, LCD, Plasma, OLED, ou ainda combinações de ambos, como TFT LCD, e muitas vezes sem saber como elas diferenciam umas das outras. Com este post pretendo explicar as vantagens e desvantagens dessas novas tecnologias.


TFT


Em primeiro lugar considero que devemos esclarece que TFT não é uma tecnologia de visualização em si, sendo que simplesmente se trata de um tipo especial de transistores que consegue melhorar a qualidade da imagem. Seu uso mais freqüente, juntamente com monitores LCD, conforme veremos na continuação abaixo.


LCD e TFT LCD
A tecnologia LCD utiliza moléculas de cristal líquido posicionadas entre as diferentes camadas, para que o monitor LCD fique colorido, cada um dos minúsculos pixels da tela são dividos em três partes uma para cada cor RGB (azul, verde e vermelho), sendo assim cada um dos pixels exibem uma distinta variação da gama de cores, que são a combinações entre 0% a 100% do azul, 0% a 100% do verde e 0% a 100% do vermelho. Sua principal vantagem, além do seu reduzido tamanho, tem um menor gasto de energia.
Quando estas telas usam transistores TFT então estamos falando de TFT LCDs, que são os modelos mais utilizados. Portanto, se alguém lhe falar de sua nova televisão TFT o de seu novo monitor TFT você já sabe que se trata de um TFT LCD.

Plasma
Ao contrário das telas de LCD, as telas de Plasma utiliza fósforos excitados com gases nobres para mostrar pixels e cor. Enquanto ele foi inventado em 1964, é o mais atrasado tecnologicamente em termos de nível de implantação, principalmente por isso tem o seu preço é o mais elevado (embora a diferença seja cada vez menor), no entanto a sua qualidade é muito melhor. Especificamente oferece maior ângulo de visão do que uma tela LCD, melhor contraste e mais realismos nas cores mostradas.


OLED
E por ultimo uma tecnologia que ainda tem muito poucos anos e que gradualmente, vamos estar vendo mais e mais: OLED no mercado. Trata-se de uma variação do LED clássico, mas onde a camada de emissões é um componente orgânico.


As telas OLED têm a vantagem de não necessitarem de iluminação traseira, poupando assim mais energia do que qualquer alternativa. Além disso, o seu custo é ainda menor. No entanto, o seu tempo de vida não é tão boa como as das outras tecnologias anteriores que lhe foram apresentadas.

Microsoft promete versão beta do Internet Explorer 9 para setembro

Programa será apresentado em San Francisco, sede de novo e antigo 'inimigo'.
Empresa tem recuperado participação no mercado; Firefox segue em queda.


Internet Explorer 9 será lançado na casa de 'rival' da Microsoft. 
A Microsoft deve apresentar em 15 de setembro a primeira versão de testes do Internet Explorer 9, nova versão do navegador de internet da companhia criadora do Windows. O programa será lançado, de acordo com um post no blog oficial Exploring IE, em San Francisco, a mais de mil quilômetros de distância da sede da empresa, que fica em Redmond, no estado de Washington.
O motivo pode ser simbólico: festejar na casa do "inimigo" o fato de, pela primeira vez desde o surgimento do concorrente Firefox, da Mozilla, o Explorer passar por um período de recuperação no mercado. A fundação Mozilla fica em Mountain View, no chamado Vale do Silício, região de San Francisco.
Não seria a primeira vez que a Microsoft aproveita o lançamento de uma nova versão de seu navegador para "visitar" rivais considerados derrotados. Em 1997, quando a empresa saiu vencedora da chamada "guerra dos browsers", o lançamento do Internet Explorer 4 também foi em São Francisco, onde então era desenvolvido o Netscape Navigator. Depois, a companhia de Bill Gates viveu um período de supremacia, com mais de 92% de participação no mercado de browsers. A tranquilidade durou até 2004, quando foi lançado o Firefox, que usava como base o código-fonte do antigo Navigator.
Nos últimos dois meses, a participação de mercado do Internet Explorer cresceu, após cair consistentemente nos 5 anos anteriores, período no qual foi ameaçado pelo Firefox. Entre maio e agosto de 2010, a participação da Microsoft subiu de 59.69% para 60.74%.   O Firefox, que chegou a ter 24.59% em abril, agora caiu para 22.91%. Os dados são medidos pela consultoria NetMarketshare.
Não é a apenas a Microsoft que tem se benificiado da queda do Mozilla. O Google, com o Chrome, e a Apple, dona do navegador Safari, também têm crescido em participação.
A nova versão do IE vai funcionar apenas nos sistemas operacionais Windows 7 e Vista. Quem segue com o antigo XP não terá como testar o navegador. Entre as novidades estão a compatibilidade com os padrões HTML5, um novo renderizador de JavaScript e a capacidade de usar o poderio da placa aceleradora gráfica para acelerar a exibição de imagens, textos e animações.

Vendas de celulares sobem 14% no segundo trimestre de 2010

Smartphones: BlackBerrys ficaram atrás de aparelhos com sistema do Google




As vendas de telefones celulares cresceram, em todo o mundo, 13,8% no segundo trimestre de 2010, ma comparação com o mesmo período de 2009. Foram 326 milhões de unidades vendidas entre abril e junho deste ano. Apesar desse aumento, divulgado nesta quinta-feira (12) pela empresa de pesquisas Gartner, o preço médio de comercialização dos celulares caiu mais do que o esperado, o que pode ter sido causado pela intensa concorrência entre as empresas de telefonia móvel.
O levantamento da Gartner mostra ainda que as vendas de smartphones aumentaram em 50% e responderam por 19% do total de celulares vendidos no período. Segundo Carolina Milanesi, analista do Gartner, isso pode ser resultado de planos de dados mais acessíveis oferecidos pelas empresas, o que encorajaram consumidores a testar esse tipo de aparelho.

- Lançamentos de sistemas operacionais atualizados ajudarão a manter o forte crescimento dos smartphones no segundo semestre e incentivar a inovação.


Os aparelhos Nokia com sistema Symbian registraram participação de 41,2% no mercado de smartphones, abaixo dos 51% marcados no segundo trimestre de 2009. Em seguida aparece o BlackBerry, fabricado pela RIM (Research in Motion), com 18,2%.

A RIM perdeu a liderança no segmento de smartphones nos Estados Unidos para os aparelhos com o Android, sistema do Google com plataforma aberta e que se aplica a aparelhos de diversas fabricantes, como a taiwanesa HTC e a norte-americana Motorola.

Segundo Milanesi, o Android deve ultrapassar a RIM mundialmente até o final deste ano.

O Android ficou com 17,2% do mercado de smartphones no segundo trimestre, enquanto o iPhone, da Apple, teve 14,2%.No mercado global de celulares, a participação da Nokia caiu de 36,8% para 34,2%, seguida pela Samsung, que viu sua fatia aumentar de 19,3% para 20,1%.
A participação de mercado da sul-coreana LG Electronics diminuiu de 10,7% para 9%, apesar do agressivo corte de preços dos aparelhos. Já a RIM somou 3,4% do mercado global de celulares.