As vendas de telefones celulares cresceram, em todo o mundo, 13,8% no segundo trimestre de 2010, ma comparação com o mesmo período de 2009. Foram 326 milhões de unidades vendidas entre abril e junho deste ano. Apesar desse aumento, divulgado nesta quinta-feira (12) pela empresa de pesquisas Gartner, o preço médio de comercialização dos celulares caiu mais do que o esperado, o que pode ter sido causado pela intensa concorrência entre as empresas de telefonia móvel.
O levantamento da Gartner mostra ainda que as vendas de smartphones aumentaram em 50% e responderam por 19% do total de celulares vendidos no período. Segundo Carolina Milanesi, analista do Gartner, isso pode ser resultado de planos de dados mais acessíveis oferecidos pelas empresas, o que encorajaram consumidores a testar esse tipo de aparelho.
- Lançamentos de sistemas operacionais atualizados ajudarão a manter o forte crescimento dos smartphones no segundo semestre e incentivar a inovação.
Os aparelhos Nokia com sistema Symbian registraram participação de 41,2% no mercado de smartphones, abaixo dos 51% marcados no segundo trimestre de 2009. Em seguida aparece o BlackBerry, fabricado pela RIM (Research in Motion), com 18,2%.
A RIM perdeu a liderança no segmento de smartphones nos Estados Unidos para os aparelhos com o Android, sistema do Google com plataforma aberta e que se aplica a aparelhos de diversas fabricantes, como a taiwanesa HTC e a norte-americana Motorola.
Segundo Milanesi, o Android deve ultrapassar a RIM mundialmente até o final deste ano.
O Android ficou com 17,2% do mercado de smartphones no segundo trimestre, enquanto o iPhone, da Apple, teve 14,2%.No mercado global de celulares, a participação da Nokia caiu de 36,8% para 34,2%, seguida pela Samsung, que viu sua fatia aumentar de 19,3% para 20,1%.
A participação de mercado da sul-coreana LG Electronics diminuiu de 10,7% para 9%, apesar do agressivo corte de preços dos aparelhos. Já a RIM somou 3,4% do mercado global de celulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário